O Projeto

Este projeto foi desenvolvido durante o programa de formação da empresa FCamara.
O programa foi criado para selecionar pessoas que estão em processo de formação da faculdade ou já formados para que tenham uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. O programa de formação consiste em colocar os candidatos em situações bem próximas de um ambiente real, com datas para entregas de atividades e avaliações das entregas.

Durante dois meses desenvolvemos uma solução baseada em um tema previamente escolhido pelos organizadores do processo. Neste projeto fiquei responsável pela parte do UX, UI e um pouco do desenvolvimento em código da solução proposta ao tema.

Ferramentas e metodologia

Neste projeto utilizei parte da metodologia Desgin Thinking de uma forma mais simples, porém, usando os conceitos principais para estudar o problema e construir a solução.
Para o desenvolvimento do projeto usei o Adobe XD  para a prototipagem e para o desenvolvimento usei HTML e CSS (usando SASS como pré processador) para a criação das telas construídas​​​​​​​.

O Desafio

Com a atual pandemia em que vivemos, surgiu o avanço do serviço feito em home office em várias áreas profissionais, porém, existem profissionais e empresas que não podem trabalhar a distância por conta do coronavírus enfrentado problemas com contratos, por exemplo. Sem que nos esqueçamos das pessoas que trabalham como autônomas.

Nosso objetivo foi buscar uma solução para problemas que essas pessoas ou empresas estejam enfrentando neste momento econômico delicado e propor uma solução. 

Pesquisa

Para iniciar o projeto fiz uma pesquisa sobre o tema, sobre home office e quais são as atitudes que empresas e profissionais estão tomando para manter sua renda e suas empresas vivas. Busquei informações principalmente em matérias do site do SEBRAE  que foram uma base para entender sobre o mercado atual e como estão  contornando essa situação.

Questionários

Entendendo o cenário geral e após reuniões com os outros membros da SQUAD, chegamos a um direcionamento para uma área de atuação mais focada. Foi decidido que atuaríamos na área de farmácias atacando os problemas que poderiam existir para usuários e empresas deste tipo de serviço.
Nesse primeiro momento usei esse questionário qualitativo para entender os problemas do possível público alvo, traçar um perfil dos usuários e descobrir suas dores.

Personas

Após reunir todas as informações colhidas através dos questionário, foi possível criar as personas para os diferentes tipos de usuários, descrever um perfil, suas dores e as oportunidades de negócio detectadas.

A Proposta

Depois de mapear as dores e os anseios do público alvo, chegamos a uma solução que seria uma aplicação destinada a facilitar a compra de medicamentos, localização de farmácias e entrega de remédios na casa do usuário.
Essa aplicação teria os principais objetivos:

Benchmark

Fiz uma busca de aplicativos com funções que mais chegassem perto da ideia que nossa equipe teve e comecei a anotar  seus pontos positivos e negativos e como as empresas têm abordado o usuário quanto a esses problemas.
Analisei alguns dos aplicativos mais famosos  como Ifood e Rappi, bem como aplicativos de farmácias e entendendo como são construídos.
Usando a análise dos aplicativos pude criar as características e principais funções que o nosso app deveria ter. A completa análise do benchmark pode ser encontrada aqui.
Após a pesquisa de benchmark defini as principais funções do app.

Mapa da Aplicação

O próximo passo foi construir o mapa da aplicação com a hierarquia de telas e informações e o mapa da aplicação que serve para entender hierarquia de telas no app.

User Flow

Foi feito o trabalho de detalhamento dos passos que o usuário deve seguir para chegar a cada uma das tarefas presentes no app.

Design System

Nesta etapa defini a paleta de cores do projeto e a importância das cores nas telas do app e alguns componentes que seriam usados em todo o sistema.

Tipografia

Para este projeto escolhi a fonte Noto Sans, que acabou se encaixando bem no conceito minimalista do projeto, por ser uma fonte sem serifa e limpa. Calculei a escala tipográfica definindo tamanhos de textos.

Wireframes

Com o userflow e o mapa do site definidos parti para a construção do protótipo iniciando com os wireframes.  Abaixo temos os wireframes das telas principais da aplicação.

Protótipo

Após aprovação dos wireframes pelo grupo de desenvolvedores e feito algumas melhorias, foi iniciado a etapa do design onde apliquei a logo e toda a identidade visual, cirando o protótipo de alta fidelidade.

Tela de Login

Defini que ela pedisse ao usuário informações simples como nome e telefone, facilitando a memorização para a criação de um perfil no app, lembrando que o login é único, sendo necessário apenas quando o app foi deletado e baixado novamente.
Levei também em conta os usuário idosos com dificuldade em memorizar informações como senhas e e-mails.

Telas de favoritos e busca

Abaixo temos as telas de favoritos e busca, onde o usuário pode salvar farmácias para não ter que refazer a busca toda vez que precisar destes serviços e buscar por farmácias perto da sua localização. Existe uma área onde o usuário pode colocar sua localização no topo do aplicativo.

Telas de perfil e tela de produtos da farmácia

Aqui podemos ver a tela onde o as pessoas podem atualizar seus dados, colocar uma foto, e-mail e telefone de contato.
A direita temos os produtos de uma farmácia escolhida na busca, onde são mostrados o valor do produto. Temos abaixo da busca os indicadores de serviços disponíveis pelo estabelecimento, como entregas e retira de documentação de remédios controlados por motoboy, por exemplo.

Protótipo navegável

O protótipo navegável pode ser acessado clicando no botão abaixo.

A Marca

A etapa de criação da marca e da identidade visual aconteceu em paralelo a etapa de pesquisa, pois muitas informações da pesquisa de benchmark e o perfil das personas também foi utilizado para fazer a criação do logo e principalmente da proposta de valor.

O Logo

Para criação da identidade visual criei um logo baseado no nome escolhido para o app e apliquei uma tipografia leve, sem serifa e minimalista remetendo a área de saúde. O logo e o nome são simples, facilitando o usuário se identificar com a marca. ​​

Proposta de Valor

Com as cores do sistema e o logo definidos, iniciei o estudo da proposta de valor descrevendo as dores do usuário e como elas poderiam ser revertidas em ganhos através dos serviços que a aplicação iria proporcionar, e claro, como gerar resultados econômicos com essas dores.
Abaixo temos um banner da proposta de valor. A arte destaca o objetivo do aplicativo, as facilidades de usar o app e suas principais funções.
A ideia seria usar esse modelo de marketing em redes sociais, no site das farmácias  de modo impresso direcionado ao público alvo.

Obrigado por conhecer o projeto 🙂 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato

Ficarei feliz em conversar e entender suas necessidades. Fale comigo pelos links abaixo ou me chame no whatsapp.